sexta-feira, 1 de julho de 2011

Quem foram os etruscos?


Os etruscos foram os antecessores dos romanos na Península Itálica, formando o povo que ocupou boa parte do centro e do norte da Itália no primeiro milênio antes de Cristo. Foram pioneiros na construção de cidades na região e influenciaram a arquitetura e a engenharia romanas.
Os etruscos foram responsáveis pela introdução da cultura grega em Roma. Por meio de escavações arqueológicas em cidades como Florença, Bolonha e Pisa, entre outras, têm-se encontrado vestígios de templos, muralhas e obras de artesanato que evidenciam um considerável planejamento urbano.
Eles falavam uma língua diferente de qualquer outra conhecida na Europa.
Na fundação de Roma, os etruscos eram o povo mais avançado e poderoso da Península Itálica. Espalhavam-se por 12 ou talvez 14 cidades-Estado que partilhavam a mesma língua e cultura, embora não tivessem um governo centralizado. Sua riqueza se baseava principalmente na agricultura, na mineração e na fundição de metais.
Os etruscos eram também hábeis mercadores e marinheiros, mantendo intensos vínculos comerciais com outras potências do Mediterrâneo. Eles foram subjugados pelos romanos no primeiro século a.C., mas sua influência cultural se propagou de várias formas, sendo uma das principais a introdução do alfabeto – adotado dos gregos, que, por sua vez, o tomaram dos fenícios.

Fonte: http://www.klickeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário