Por volta dos dezesseis anos a educação familiar terminava, incluía-se doravante entre os cidadãos. Sua formação, entretanto, não estava concluída: antes de iniciar o serviço militar, consagrava normalmente um ano ao “aprendizado da vida pública”.
O essencial é formar a consciência da criança ou do jovem, inculcar-lhe um sistema rígido de valores morais, reflexos seguros, um estilo de vida. A educação moral do jovem romano era alimentada por uma escolha de exemplos oferecidos à sua admiração, eram tirados da história nacional.
O jovem nobre não é apenas educado no respeito da tradição nacional, que é um patrimônio comum a toda Roma, mas também na tradição própria de sua família.
Universidade de Brasília.Disciplina: História da Educação. Professora: Iracilda Pimentel Carvalho. Grupo: 6; Componentes do grupo: Bruna Monteiro, Thiego Carlos, Jéssica Letícia, Bruno Sancler, Yara dos Santos, Emersom Araujo, e Karol. Texto Referência:MARCO,Henri-irenee, História da Educação na Antiguidade, pg 357 a 394.
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