Mais cívica, mais familiar, a educação romana era também, mais profundamente religiosa que a grega.
Virtudes campesinas que a educação antiga se preocupava em desenvolver: amor ao trabalho árduo e austeridade. O ideal romano é o do pater-familias, responsável pela boa gerência de seu patrimônio.
O jovem romano aprende unicamente o que deve saber um bom proprietário campesino, antes de tudo, a agronomia. De uma maneira geral, a aristocracia romana soube adaptar-se com flexibilidade à evolução das condições econômicas. Havia um caráter essencialmente prático em tudo. O romano interessava-se pela medicina para saber como cuidar de seus escravos e aumentar o rendimento da mão-de-obra.
Universidade de Brasília.Disciplina: História da Educação. Professora: Iracilda Pimentel Carvalho. Grupo: 6; Componentes do grupo: Bruna Monteiro, Thiego Carlos, Jéssica Letícia, Bruno Sancler, Yara dos Santos, Emersom Araujo, e Karol. Texto Referência:MARCO,Henri-irenee, História da Educação na Antiguidade, pg 357 a 394.
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